sábado, 1 de dezembro de 2012

Método Fônico


Em 1995, França, Grã-Bretanha e Estados Unidos descobriram que, para sair do buraco, deve-se usar a escada e não a pá. E, assim o fizeram, por meio da Revolução Fônica, que restaurou a competência à sua população escolar. Nos cinco anos seguintes, depois de conduzir vários estudos no Brasil, descobrimos que eles estavam certos e que este é, sim, o caminho, também para nós. Durante uma década inteira, publicamos vários artigos e capítulos e livros e CDs sobre como alfabetizar competentemente e ajudar crianças com atrasos e distúrbios de leitura. Essa série culminou no Relatório da Comissão Internacional de Especialistas em Alfabetização Infantil, apresentado ao Congresso Nacional a pedido da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O Relatório foi produzido em Portugues, Francês e Inglês, e com alguns dos principais responsáveis pela revolução fônica do mundo (expoentes das universidades de Harvard, Leeds, Bruxelas e Rennes). O Relatório afi
rmou, com todas as letras, que esta é, sim, a escada que o Brasil deve usar para tirar a população escolar brasileira do fosso do atraso e da incompetência. O Relatório demonstra como tudo muda quando as políticas públicas em Educação passam a ser fundamentadas e orientadas pela evidência científica internacional acerca de como as crianças aprendem. Um dia, com a graça de Deus, este país ainda haverá de dar devida atenção à razão que emerge das pesquisas sobre alfabetização. Com a graça dEle, isto começou a se dar noutras áreas, como a da educação bilíngue de nossas crianças surdas, com o reconhecimento do papel fundamental da Libras, como língua materna e veículo de instrução das crianças que não ouvem. Esperamos ardentemente o dia em que se dará a devida atenção à abordagem fônica (baseada nas relações entre a voz e a escrita) para alfabetizar as crianças que ouvem. Nesse dia, então, a criança de escola pública brasileira passará a ser bem alfabetizada, tão bem quanto todas as demais crianças de todos os países bem-sucedidos deste planeta. O tipo de futuro que teremos depende disso. Deus abençoe nossas crianças e nossos colegas educadores, e também todas as autoridades que podem ajudar este sonhado dia a chegar o quanto antes.

Retirado do Facebook do Professor Fernando Capovilla

NÚCLEO INTEGRADO APRENDIZAGEM 10

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